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Governo do Estado do Pará

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Sistema de Gestão de Atendimento aprimora serviços do Estado

Já funcionando o novo Sistema de Gestão de Atendimento (Siga), no portal de serviços Governo Digital na internet. Desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), o Siga começou a ser usado pelo novo posto de identificação da Polícia Civil, inaugurado na última segunda-feira (6). O projeto prevê que todos os órgãos do Estado que trabalham com atendimento ao público possam usar o novo sistema.

Para a implantação do Siga na Polícia Civil, técnicos da Prodepa capacitaram 35 funcionários, entre triagem e atendimento, para uso de todas as funcionalidades do sistema. O processo de concessão do sistema é via internet, incluindo a solicitação, análise e emissão dos documentos, o que representa uma inovação em relação aos serviços prestados pela Polícia Civil. “A solicitação eletrônica dará mais agilidade e segurança na emissão de carteiras de identidade. Antes da informatização, o processo era todo manual”, informa o gerente de Negócios de Sistemas da Prodepa, Luzio Filho.

Agora, todo o trabalho será feito pelo Siga, que gerencia o que é prioridade e quem deve ser atendido primeiramente. Além da melhoria do serviço – com mais pessoas atendidas graças ao ganho de tempo –, o sistema fornece estatísticas e quantidade de atendimento por turno e por atendente, dados que vão ajudar aprimorar o serviço. Totalmente parametrizado, o sistema cadastra o órgão, o serviço prestado e os guichês, e associa cada guichê ao atendimento. O Siga está preparado para ser expandido tanto dentro da própria Polícia, quanto para outros órgãos e outros serviços.

O Siga é mais um serviço do portal Governo Digital, que alia conforto, praticidade, organização e agilidade. Com ele, já são 15 sistemas que beneficiam quase cinco mil usuários, abrindo caminho para a modernização das ações de tecnologia de informação no governo do Estado, uma vez que segue a tendência de uso dos conceitos de Governo Eletrônico (e-GOV), Computação em Nuvem (Cloud Computing) e Serviços Unificados (Sinlge Sign-On)